elmo2.png
negativo_ufmg.jpg

O espaço EITA!

Os laboratórios e oficinas do EITA! são bastante amplos e cada estudante tem seu próprio espaço para desenvolver seus projetos. Além de nossa oficina e equipamentos, também contamos com a infraestrutura de oficinas e laboratórios do Departamento de Física da UFMG.

Impressora em 3D (Ultimaker 3)

Utilizamos essa impressora para fabricação de peças paras os nossos protótipos. Ela pode imprimir dois materiais diferentes simultaneamente, com resolução de 20 a 200 micrometros. Os materiais disponíveis são PLA, ABS, PVA, Nylon, CPE, CPE+. 

Fresadora CNC

Nós projetamos e construimos essa fresadora CNC (computer numerical controlled) de três eixos que usamos para usinar peças em metais, plásticos e madeira. As peças são projetadas em um programa de design em 3D e transferidas para o programa que controla a fresadora. A precisão é de ~0,050 mm.

Software 

Os estudantes da nossa equipe rapidamente aprendem e passam a dominar diversos programas. Para isso, eles tem como meta resolver um problema ou executar um projeto em que precisam utilizar o software. 

Seguem alguns do programas frequentemente utilizados pela nossa equipe.

NI Labview

Utilizamos em nossos projetos para aquisição de dados, controle de instrumentos e automação.

Autodesk Fusion 360

Com esse programa, projetamos peças e montagens de protótipos. Os projetos são enviados diretamente para impressão em 3D ou para usinagem.

Geogebra

Programa para análises gráfica e geométrica, cálculos matemáticos e estatísticos.

NI Multisim

Utilizado para projetar e simular circuitos eletrônicos.

NI Ultiboard

Placas de circuito impresso são projetadas com este programa para serem fabricadas por processo químico ou com a CNC.

Mathcad

Utilizado para cálculos e simulações, resolução de sistemas, equações diferenciais e integrais.

Equipamentos

Além de equipamentos convencionais como multímetros analógicos e digitais, fontes de tensão e de corrente CA e CC, bombas de vácuo e microscópios óticos, temos vários módulos eletrônicos para fazer medições de tensão e corrente elétrica, campo magnético, intensidade de luz, temperatura, etc.  

Módulos para aquisição de dados

Em comparação com os sistemas tradicionais de medição, esses módulos nos dão a flexibilidade necessária para explorar muitos tipos de mediçoes com um melhor custo-benefício.

Cada módulo tem diversas entradas e saídas analógicas de ±10 V, com resolução de 16 bits, entrada-saída digitais, contadores digitais de 32 bits e sincronização por hardware.

Osciloscópio e Analisador Espectral digitais, 

USB, 10 bits, 100 Msa/s, 2 canais analógicos, 8 entradas digitais,  com gerador de formas de onda senoidal, quadrada e triangular. 

RECURSOS

Arduino, Raspberry Pi, NodeMCU ESP8266

Nós utilizamos Arduinos e similares em vários projetos. Fabricamos nossos próprios shields para integrar diversos sensores e circuitos às nossas necessidades. 

EITA! 

Espaço de Inovação, Tecnologia e Aprendizado 

Departamento de Física, ICEx, Universidade Federal de Minas Gerais 

Av. Antonio Carlos 6627, CEP 31270-901, Belo Horizonte, MG 

Salas 2061/2062,  Telefone: (31) 3409-5601  

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now